Hoje é dia
14 de dezembro. Dias atrás, como acontece todos os anos, algumas cidades dos
Estados Unidos foram varridas por um forte tornado.
Dessa vez, quase 250 milhas (402 Km) de pura destruição.
Imagine você fazer por exemplo, fazer uma viagem de Rio de Janeiro à São Paulo,
e só ver destruição. Inimaginável, mas foi justamente o que aconteceu!
Lamentavelmente,
contabilizando já quase 100 mortes, segundo os últimos números, seis estados na
rota da destruição, Arkansas, Missouri, Illinois, Tennessee, um pequeno pedaço
de Indiana, e Kentucky onde experimentou a maior fúria do tornado.
Essa
tragédia sem precedentes, se tornou a maior da história americana no assunto tornado, não
furacão!
Mas como
tudo aqui nos Estados Unidos, existe uma indústria que funciona. No caso, a
Indústria da Tragédia, que escrevi até com as iniciais em maiúsculo, é uma categoria.
Como a vida
nos ensina, uns choram, outros vendem lenço! Por mais cruel que possa ser.
Enquanto você está lendo esse post, saiba que todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente
com construção civil em toda capacidade e esfera, já estão preparados ou se
preparando para desfrutar dos bilhões de dólares que o governo federal irá
canalizar para esse corredor de destruição de 250 milhas, onde literalmente
falando, algumas pequenas cidades terão que ser reconstruídas, precisando de
tudo.
Em um país
onde já se estima um deficit habitacional de 5 milhões de unidades, onde ainda parecer
ser o único lugar do mundo com dinheiro e canalização de investimento do mundo
inteiro, apesar dos pesares, a indústria de construção civil, mesmo com a
ameaça de mais uma bolha comunitária, ainda parece ser a indústria mais conservadora
e lucrativa para um retorno de capital desejado, mesmo a médio e a longo prazo.Você
brasileiro que está lendo esse post, é tem interesse nessa indústria, fica as
minhas perguntas:
- Você está
disposto a pagar o preço para visitar essas áreas?
- Você está
disposto a visitar essas áreas e ficar sem conforto nenhum (às vezes sem luz e/ou água) durante dias e dias, de repente até semanas, para
conhecer e aprender o que fazer e de como fazer?
- Você está
disposto de pagar o preço para se fazer conhecido, ou seja, desenvolver o
networking para quem de direito, para ficar sabedor que você pode socorrer de
uma maneira ou outra com os seus serviços, seja ele qual for?
Enquanto você
continua a ler esse post, saiba que os players americanos que entendem a
cultura do American Way of Doing Business, já estão lá.
Enquanto
isso os brasileiros...muitos dos interessados nessa “oportunidade” deverão
estar parando para o final de ano, para o verão, e pensando em voltar depois do
Carnaval..ou eu estou errado?