Sunday, March 24, 2024

A comissão do corretor de imóveis nos EUA poderá mudar em breve.

Venhamos e convenhamos, como a maioria das pessoas enxergam um corretor de imóveis? Quem gosta de pagar comissão de vendas de imóvel a um corretor? Ainda mais quando o valor é significativo?!

Pois bem, se você é um deles, saiba que o custo de contratar um corretor de imóveis seja para vender ou comprar um imóvel, poderá em um futuro bem próximo mudar. E caso venha a se concretizar, o que a indústria de transação imobiliária nos Estados Unidos conhece até hoje irá mudar de maneira, ouso a dizer, radical!

Imagina você, há décadas os corretores e brokers trabalham com uma estrutura e planejamento de custo e pagamento de comissões. Agora tudo muda!

Mas você que está lendo essa matéria, pergunta: o que aconteceu para esse mudança radical?

A resposta é bem simples: ação judicial ou o que chamamos em inglês Class Action Lawsuits contra a poderosa Associação Nacional de Corretores de Imóveis, ou NAR – National Association of Realtors.

A NAR concordou em fazer algumas mudanças de política para resolver essas ações judiciais coletivas movidas em nome de vendedores de casas em território americano.

Os processo coletivo diz que não só a associação mas como grandes corretoras de imóveis estão forçando os proprietários a pagar comissões de agentes artificialmente inflacionadas quando vendem sua casa.

Sendo aprovado, a mudança já começará a acontecer agora em julho.

Algumas das grandes operadores de corretagem imobiliária, já começam a operar com mais
transparência sobre as comissões dos agentes para compradores e vendedores de imóveis.

Se esses grandes operadores de corretagem imobiliário já começaram a ser mais transparentes, posso perguntar se no passado eles não eram transparentes? Minha experiência pessoal é com um sonoro NÃO! E por que a fama? Por que então a ação judicial coletiva? Então não estou sozinho.

Costumo dizer que a compra da casa que de um modo geral é a maior aquisição que uma pessoa faz na vida, deveria ser recheada de alegria. Para milhares ao redor do país, é uma das experiências mais estressantes comerciais nos Estados Unidos. Por que será?

Dizer que muitos te tratam como idiota e otário, é porque estou carinhoso e educado hoje.

Com uma comissão que o vendedor paga girando ao redor de 5% à 6%, uma vez a mudança implantada, como supra citado, todos os envolvidos nas transações serão afetados. E claro, o vendedor quando sentir que o vento está favorável à ele, começará a impor algumas regras. De quanto será essa redução?

Quanto a indústria das transações imobiliárias, seja comercial ou residencial, uma vez que estamos vivendo uma revolução com a inteligência artificial, só basta esperar.

Não é difícil de imaginar que com essa mudança, a competição de preços de serviços entre corretores, brokers e outros profissionais envolvidos em qualquer transação imobiliária será acirrada.

Por hora, qualquer projeção mais certeira, é mera especulação. Como o marketing nos ensina, o mercado muitas das vezes é como uma garrafa com água. Você a sacode o quanto quiser. Mas quando você a coloca parada em qualquer posição, a água vai procurar o seu próprio equilíbrio, e assim será. Só nos resta esperar!

No comments:

Post a Comment