Tuesday, April 2, 2019

Você quer ser um investidor imobiliário nos EUA? Saiba responder...


Que o brasileiro gosta de investir imóveis, até mesmo por influência cultural portuguesa, todos nós sabemos.

Mas quando o investidor brasileiro sai do Brasil e vem para os Estados Unidos, tudo muda.

Apesar do tempo, apesar das promessas, apesar do novo governo com o Presidente Jair Bolsonaro e agora essa aliança com o governo Donald Trump, o brasileiro continua investindo em imóveis nos Estados Unidos, e as cidades de Miami, Orlando como o resto da Flórida, continuam sendo a preferência.

Mas eu não sei nada de investimento imobiliário, pode dizer você. Então, segue umas sugestões de perguntas para você saber responder, sejá lá qual for a cidade ou estado nos Estados Unidos que pensar investir.

Vamos à algumas perguntas: 
  • Qual o montante total que eu quero desembolsar na transação imobiliária? Vocês ficariam surpresos quantos “esquecem” que ainda tem que fazer escritura, reformas quando necessários, etc.
  • Até quanto eu quero pagar no imóvel?
  • Se você alugar, quanto pode arrecadar de aluguel?
  • Qual a taxa de ocupação?
  • Qual o valor do IPTU (property tax)?
  • Qual o valor do seguro?
  • Tenho eu que me preocupar com desastre natural quando pensar em investir nos Estados Unidos?
  • Existe alguma taxa de condomínio? Vocês ficariam surpresos quantos brasileiros compraram belos apartamentos em Miami Beach e hoje devido a alta do dólar não conseguem nem manter o condomínio!
  • Uma vez que eu estarei no Brasil, quanto custa para administrar esse imóvel (property management)?
  • Eu como estrangeiro, é possível financiar esse imóvel? 
  • Eu como estrangeiro preciso de licença de corretor para ser investidor?
  • É comum nos Estados Unidos pagar pela assessoria para buscar oportunidades imobiliárias?
  • Se é, como funciona esse modêlo de negócio?
  • Se eu comprar um imóvel que precisa de reforma, o que significa Valor Depois da Reforma ( After Reapir Value)? Como calcular?
  • Qual a melhor estratégia de saída desse investimento?
  • Como estrangeiro, algum incentivo fiscal da cidade, do condado ou do estado? Algum benefício fiscal?
  • Como estrangeiro, como devo estruturar jurídicamente minha empresa?
  • Como estrangeiro, tenho que tratar do assunto de imigração para ser um investidor imobiliário?
  • Como estrangeiro devo me preocupar coma  lei de hereditariedade do estado?

Você que está lendo essa matéria agora, sabe que como a vida nos ensina, muitas outras perguntas virão conforme não só as oportunidades forem aparecendo mas também as negociações forem acontecendo.

Como sabemos, não existe duas oportunidades imobiliárias iguais! 
E você caso se interesse, tem que estar preparado para a enchessão (é assim que se escreve?) de saco, ou melhor, dor de cabeça que terá que enfrentar. 

Mas como a vida também nos ensina, não existe dinheiro fácil.

1 comment:

  1. quanto custa o m2 para comprar um terreno bom na regiao de Orlando? quanto custa o m2 para construir uma casa de 300m2 ? e se eu quiser vender essa propriedade depois de pronto por quanto eu venderia?

    ReplyDelete