Tuesday, June 30, 2015

Ainda existe espaço para valorização imobiliária nos Estados Unidos?

 
Chegamos ao final do mês com uma resposta positiva. Mas a pergunta é por quanto tempo? Todo mercado é regulado pela lei da oferta e procura. No mercado imobiliário, não é diferente. Hoje devido a pouca oferta, se bem que muitos questionam isso, inclusive esse blogger, os preços segundo alguns economistas ainda tendem a subir 7% esse ano. 

Alguns dizem que ainda subirão 4% em 2016 mas não mencionam nenhum percentual em 2017, só dizem que chegará ao pico de 2006. Esses foram os dados fornecidos na última conferência imobiliária em Miami.

Mas como é isso? Conseguem prever percentual de crescimento em 2015, conseguem prever percentual de crescimento em 2016 mas não dizem 2017? Só dizem que chegará ao pico!

Se você é interessado em imóvel, com certeza você lembra do que aconteceu na crise imobiliária americana em 2006. Os preços chegaram a ponto que não houve mais sustentação financeira para o comprador arcar com os compromissos mensais, e desmoronou tudo. A bolha estourou!

Estamos sendo pessimistas? Claro que não mas cautelosos.

Dito isto, estaria errado dizer que estamos vendo uma outra bolha se formando? O que acontece quando a bolha cresce muito? Deixaremos a sua imaginação responder essa pergunta.